Ludmila
Microeconomia
Professor Leonardo Parma de Lima
A invasão chinesa no Brasil ameaça ou oportunidade?
A INVASÃO CHINESA NO BRASIL AMEAÇA OU OPORTUNIDADE?
A China é um país onde o seu governo é dominado por três organizações - o Partido Comunista Chinês, os militares e o Conselho de Estado. Quase todos os líderes militares e do Conselho ocupam cargos de comando no Partido Comunista. Isso significa que o Partido controla firmemente o sistema político chinês. E como não poderia deixar de ser, num país das maiores coisas do mundo, também o Partido Comunista é o maior do planeta, com 40 milhões de afiliados.
A constituição do país foi adotada em 1982 e estabelece o Congresso Nacional do Povo como a mais alta autoridade governamental. Seus membros têm mandatos de cinco anos. O Partido Comunista indica os candidatos ao congresso, e esses são eleitos por governos provinciais eleitos indiretamente por governos locais. O congresso desempenha funções legislativas e transmite os programas nacionais do governo aos outros órgãos governamentais. Na prática, o congresso não tem poder real. O Conselho de Estado é responsável pelas tarefas cotidianas do governo. A organização é chefiada pelo primeiro-ministro chinês, o chefe de governo no país nomeado pelo Partido Comunista. Além de planejar a economia e a política da China, o Conselho de Estado estabelece e executa os regulamentos administrativos. A China está dividida em 23 províncias, 5 regiões autônomas, 4 municípios sob comando direto do Governo Central e 2 regiões administrativas especiais.
A china é hoje um país que possui dois sistemas econômicos controlados por um único sistema político, esse sistema é definido como economia “socialista de mercado”. E esse tipo de economia é tipicamente chinês, onde o socialismo de mercado consiste teoricamente na regulação, orientação e iniciativa do estado e essas funções se sobrepõem a iniciativa privada.Nesse sistema tudo é regulado pelo Estado, e o