Ludmila
Sobre o museu
O museu participa do Circuito Cultural da Praça da Liberdade e abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia, documentando assim duas das principais atividades econômicas de Minas. No museu é nítida a utilização da criatividade e inovação tecnológica para demonstrar o universo das rochas, o processo de transformação dos minérios e a importância deles para a vida humana e o desenvolvimento social, econômico e cultural. Possui vários ambientes virtuais de interatividade com o visitante possibilitando assim uma experiência única pela historia dos metais.
Espaços interessantes
Sala Miragem: onde são usados recursos de efeito holográfico para demonstração do acervo, nesse espaço há a ilusão que os minerais estão sobre as bancadas, quando na verdade estão dentro das mesmas.
Chão das Estrelas: a sala demonstra a coleção Djalma Guimarães, através de um chão de vidro e lunetas e telescópios.
Vale Quanto Pesa: onde é feita uma estimativa da presença de minerais em cada visitante.
Janelas para o mundo: o uso dos metais em diferentes épocas, nessa sala é distribuído os metais de forma interativa, algumas janelas ao serem abertas contam historias sobre o tipo de metal demonstrado.
Percebe-se que todos os espaços acima objetivam contar a historia dos metais aos visitantes de forma criativa e interativa, relacionando também essa historia a vida humana.
Além do acervo cultural o MMM conta com um café e um espaço para eventos. No espaço para eventos são disponibilizados ambientes para eventos culturais, institucionais e científicos. Já no café encontra-se um ambiente aconchegante para a degustação de um cardápio especialmente feito para os visitantes do museu.