comsumo de drogas na sociedade atual
Drogas são substâncias naturais ou sintéticas que, ao serem introduzidas no organismo, atuam sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento. A Lei nº 11.343, de 23 de agosto 2006, acrescenta, ainda, que drogas são substâncias ou produtos capazes de causar dependência.
Muitas vezes relacionamos esse termo a substâncias cujo uso é proibido, mas esse fato não é regra. Remédios, por exemplo, são considerados drogas, pois são contemplados na descrição dada no parágrafo anterior; e seu uso indevido ou excessivo pode provocar efeitos que vão além do tratamento de males e doenças.
Cigarros e bebidas alcoólicas também são drogas, embora seu uso não seja proibido por lei – mesmo podendo provocar muitos danos ao organismo e também à sociedade.
O uso de drogas pelas pessoas é bem antigo e inclusive, muitas civilizações recorriam a substâncias psicoativas, encontradas em certas plantas, para serem utilizadas em rituais religiosos. Além disso, algumas drogas, como a maconha, são utilizadas para o tratamento de doenças. Porém, os mesmos produtos, quando ministrados em contextos, quantidades e periodos diferentes, podem provocar efeitos malignos que muitas vezes não envolvem somente o usuário e sua saúde – principalmente caso se trate de drogas proibidas por lei. As drogas são divididas em dois grandes grupos: as lícitas e as ilícitas.
As drogas lícitas são aquelas legalizadas, produzidas e comercializadas livremente, e que são aceitas pela sociedade, Tais como alcool, tabaco, remedios (sem e com) prescrição medica, entre outros.
Já a cocaína, a maconha, o crack, a heroína, etc., são drogas ilícitas, ou seja, drogas cuja produção e comercialização é proibida pela legislação. Além disso, as mesmas não são socialmente aceitas, sendo vistas como exemplos de desleixo, desajuste social entre outros.
Alcool
O álcool é amplamente consumido em festas e rituais religiosos e é a substância química mais