Monografia ludmila
O preparo químico-mecânico dos canais radiculares sofreu uma evolução e otimização das técnicas a partir do emprego de instrumentos endodônticos estruturados em liga de níquel titânio, principalmente acionados mecanicamente por motores ou contra-ângulos específicos.
Na odontologia as ligas de níquel titânio foram introduzidas por Andreasen e Hilman para a confecção de fios ortodônticos devido a excelente flexibilidade e resistência a fratura. Na endodontia,a mesma foi introduzida por Walia et al em 1988,por constatarem que esses instrumentos,além de demonstrarem elasticidade duas a três vezes maior,quando tensionados e torcidos,em comparação a limas idênticas confeccionadas em aço inoxidável,exibiam grande resistência à fratura por torção.
De acordo com Nasser e Guo(2006), a grande elasticidade da liga NiTi comparada a dos metais tradicionais, é denominada superelásticidade. Esta característica é mais que o próprio efeito memória de forma que é o grande diferencial das ligas NiTi se refere a capacidade que certos materiais possuem de recuperar a forma original após serem deformados muito além do limite elástico,quando a tensão é removida.
O uso dos instrumentos de níquel titânio na instrumentação rotatória tem como aprimorar o objetivo principal do tratamento de canais radiculares, e de fazer a limpeza, desinfecção e modelagem em menor tempo, com maior facilidade, resultados mais previsíveis e melhores em relação ao sucesso dessa terapêutica segundo West e Roane(1998),minimizando assim iatrogenias como a formação de degraus de acordo com Glossan et al.,19885;Gambell et al.,1996;Thompon e Dumner,1997.
No início da década de 1990, quando apareceram os primeiros sistemas rotatórios, houve certa resistência em aceitá-los, sendo que muitos foram retirados do mercado e outros modificados e adaptados com outras inovações. Dos iniciais, apenas o sistema Lightspeed e o Profile ainda são encontrados e utilizados.
Atualmente há uma gama