Estruturas e formas da terra
Conhecer onde estamos e vivemos é um dos principais sinais de que você pode fazer a diferença. Ele é o terceiro planeta do sistema solar e tem uma estrutura com camadas de séries bem diferentes: o núcleo, o manto e a crosta terrestre.
Estrutura para estudo
A estrutura da Terra pode ser tranquilamente comparada a um ovo, que como o nosso planeta é subdividido por camadas e espessuras com diversas composições. Um exemplo claro é comparar a casca do ovo com a crosta terrestre que é uma camada bem fina e a parte clara do ovo pode ser comparado ao manto sendo bem mais pastoso. A Gema é o núcleo da terra onde tem uma parte mais densa e única.
Crosta e manto
Toda a camada superficial da parte sólida da terra, ou seja, acima da superfície, é conhecida como a crosta terrestre. Ela tem uma espessura de 6 km no assoalho do oceano e pode aumentar até 65 km dependendo das regiões montanhosas. Essa crosta é bem extensa e abrange aproximadamente 65% da superfície terrestre enquanto a crosta continental fica com os outros 35%, que correspondem aos 100% da superfície da terra. Depois, o manto vem com uma camada de aproximadamente 2900 km de espessura que é formado por um magma que é encontrado em um estado bem pastoso e denso.
Núcleo
O núcleo é uma das partes fundamentais da Terra. Ela é dividida em duas camadas, uma sólida e outra líquida. A parte dessa camada líquida é chamada de núcleo externo e tem seu início com aproximadamente 29 mil km de profundidade e tem uma espessura de mais de 2 mil km. Ele é composto por ferro e níquel.
Já a parte sólida é chamada de núcleo interno e tem aproximadamente 2.700 mil km de diâmetro, com uma temperatura que chega aos 5.000°C. Mesmo com a alta temperatura, esta parte é sólida por causa da alta pressão que se tem sobre ela, já que ela gira em uma velocidade diferente da no nosso planeta.
As esferas da terra. Atmosfera é uma camada de gases que envolve (nem todos os casos) um corpo material com massa