Estruturas e Formas do planeta Terra
Esta terceira lei enunciada por Newton é conhecida como lei de ação e reação. considere o exemplo proposto por Newton: um cavalo que arrasta um bloco pesado por meio de uma corda (figura abaixo). A corda exerce a mesma força sobre o bloco e sobre o cavalo, mas em sentidos opostos.
Cavalo a arrastar um bloco de 350 kg.
É conveniente analisar por separado as forças que atuam no bloco e no cavalo, como mostra a figura ao lado.
Se a velocidade com que o cavalo arrasta o bloco for constante, a segunda lei de Newton implicará que a soma das forças que atuam sobre o bloco e sobre o cavalo será nula.
O peso do bloco, , atua no centro de gravidade do bloco.
A corda puxa o bloco na direção em que está esticada, com uma força , como se mostra no lado esquerdo da figura acima.
A resultante do peso e da força da corda é um vetor que aponta para baixo e para a direita.
Uma vez que a resultante das forças no bloco é nula (aceleração nula), o chão deverá exercer uma força para cima e para a esquerda, força essa devida ao contato entre as superfícies do bloco e do chão.
Forças sobre o bloco e sobre o cavalo.
A corda puxa o cavalo para trás, com a força oposta à força que atua no bloco.
Nas duas ferraduras do cavalo que estão em contato com o chão haverá duas forças de contato, e , que apontam para cima e para a frente.
A resultante dessas duas forças, mais o peso do cavalo e a tensão na corda, deverá ser nula.
As forças exercidas pelo chão são as 3 forças e .
Essas três forças de contato com o chão contrariam a tendência a cair do bloco e do cavalo, travam o movimento do bloco e a empurram o cavalo para a frente.
A corda está a travar o movimento do cavalo e ao mesmo tempo está a puxar o bloco para a frente, com a mesma força com que está a travar o cavalo.1
Sobre o chão atuam em total 5 forças de reação, representadas na figura ao lado. As reações aos pesos do bloco e do cavalo, e , são as forças de atração gravítica do bloco