Cultura, raça e genero
A educação é hoje unanimemente considerada um dos principais veículos de socialização e de promoção do desenvolvimento individual. Inserindo-se num contexto histórico, social e cultural mais amplo, os sistemas educativos acabam por ilustrar os valores que orientam a sociedade e que esta quer transmitir.
Danças africanas
capoeira
Manifestações religiosas
Folia de Reis
Danças indígenas
Festa São João
Carnaval
A Lei 10639/03 tornou obrigatória o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira na Escola Básica. Mais do que uma iniciativa do Estado, esta lei deve ser compreendida como uma vitória das lutas históricas empreendidas pelo movimento negro brasileiro em prol da educação.
Políticas de reparação, de reconhecimento e valorização, de Educação sob a perspectiva das relações étnico-raciais, bem como ações afirmativas, a serem tomadas no âmbito do poder público. Entretanto, cabe analisar o impacto da Lei 10.639/03 entre os docentes. Segundo o depoimento de um professor: - acho que de repente, nós vamos ter uma ditadura das minorias...está gerando privilégio pra uma minoria, dia da consciência negra, ensino sobre a África obrigatório na escola… isso vai gerar efeito contrário, ele vai gerar discriminação… (professora do Distrito Federal).
Eu tenho um sonho de que um dia, até mesmo o Estado, sufocado pelo calor da injustiça, será transformado num oásis de liberdade e de justiça. Eu tenho um sonho de que um dia meus filhos viverão numa nação, onde não serão julgados pela cor de sua pele e sim pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho que um dia a humanidade será uma totalidade globalizante, em que todos independente de suas origens, terão igualdade de condições e de oportunidades, para terem acesso ao conhecimento elaborado.
O preconceito e a discriminação racial aparecem no Brasil como conseqüências inevitáveis do escravismo. A