A relação professor e aluno na educação - sala de aula 1º ano
SALA DE AULA - 1º ANO.
Belmeri Cagnoni Silva Eliana Mello R. Pichotano
Mariana Fraioli Dias Protti
Curso de Pedagogia
Polo: Mococa
Orientadora: Sandra Cristina Pereira Miranda
RESUMO
Este trabalho esclarecerá sobre a relação professor e aluno na educação em sala de aula. No início serão comentadas as estratégias e atitudes que devem ser utilizadas pelo professor para a resolução de problemas na sala de aula. O objetivo deste trabalho é de refletir que a afetividade é um ponto muito importante no trabalho desenvolvido pelo professor para identificar as dificuldades no relacionamento professor e aluno que envolve a aprendizagem. O método utilizado para a pesquisa terá como fonte materiais didáticos produzidos, assim como textos e artigos sobre o tema. Constata-se que a afetividade e educação caminham juntas com a aprendizagem. Conclui-se que para o aluno a afetividade do professor e da família é muito importante para formar sua autoestima, seu caráter, autonomia, resolver conflitos pessoais e ajudar nas suas dificuldades de aprendizagem.
Palavras-Chave: Relação professor-aluno, Afetividade, Ensino-aprendizagem.
INTRODUÇÃO
Podemos entender, através da análise histórica porque a parte afetiva tem sido deixada de lado em processos de constituição humana. Temos como herança, a concepção do pensamento dominante do homem, que a razão é mais importante que a emoção, os quais deveriam predominar na família e na escola. Esta predominância de pensamento se deu até o século XX.
Portanto as representações desta concepção dentro das instituições escolares estiveram presentes nos currículos e programas educacionais, sendo consideradas somente as dimensões racionais (cognitivas) no trabalho pedagógico, sendo ignorada a influência dos aspectos afetivos:
As nossas escolas sempre priorizaram ensinar habilidades de leitura e escrita sem se preocupar em saber se o aluno gosta de