A Quinta Disciplina aplicada à Gestão de Pessoas para Fidelizar Clientes
A TEORIA DA QUINTA DISCIPLINA APLICADA EM UM PROJETO DE GESTÃO
DE PESSOAS PARA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES DE UMA EMPRESA DO RAMO
DE AGRONEGÓCIOS
Adriano Kulpa (ISAE-FGV) adkulpa@pop.com.br
Claudia M. Pagani (ISAE-FGV) cmpagani@sercomtel.com.br
Cláudio A. Gonçalves (ISAE-FGV) claudio@moinhoglobo.com.br
Enio Tavares (ISAE-FGV) enio@moinhoglobo.com.br
Lucineide A. Bocato (ISAE-FGV) lubocato@onda.com.br
Salvador Rodrigues Filho (ISAE-FGV) rodriguesfilho@sercomtel.com.br
Valéria Rosa (ISAE-FGV) valeriarosa@sercomtel.com.br
Marco A. Cunha (ISAE-FGV) m.cunha@uol.com.br
PALAVRAS-CHAVE
Maestria pessoal, foco no resultado, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizado em grupo, raciocínio sistêmico, influência.
RESUMO
Este artigo tem como objetivo analisar como um projeto da área de Gestão de
Clientes pôde alcançar o êxito pretendido e se destacar pela aplicação de conceitos contemplados pela teoria “A quinta disciplina”, sendo cada um deles vivenciados, desenvolvidos e aplicados no projeto e junto aos seus stakeholders.
O artigo também relaciona os resultados obtidos após a finalização do projeto, demonstrando que equipes adequadamente preparadas podem produzir resultados eficazes e consistentes.
2
INTRODUÇÃO
Atualmente, as organizações tendem a perceber a Gestão de Pessoas em um projeto como questão de grande importância para o sucesso do mesmo.
O PMBoK (2004) inclui como processos no gerenciamento de recursos humanos o planejamento, a contratação ou mobilização da equipe do projeto, o desenvolvimento da mesma e o gerenciamento. No desenvolvimento da equipe, várias ferramentas organizacionais podem ser utilizadas com o intuito de criar equipes eficientes e bem alinhadas com o objetivo do projeto.
A Quinta Disciplina, criada por Peter Senge em 1990, propõe que a aprendizagem constante seja uma técnica gerencial praticada empresarialmente, por possibilitar adequação às mudanças, cada vez mais rápidas e inesperadas.
Este