A Psicologia Aplicada Na Administra O
Os conhecimentos da psicologia para a prática administrativa vêm crescendo de forma significativa desde o século XX, e isso é graças ao trabalho dos profissionais em relação ao indivíduo e ao conjunto de pessoas que integram as mais diversas áreas e atividades.
A psicologia vai ajudar no ganho da produtividade de uma organização, através do auxílio aos seus colaboradores no que diz respeito à qualidade de vida no ambiente profissional. Isso se dá nas relações interpessoais, motivação, liderança e até na seleção de candidatos.
A psicologia trabalha nas diversas possibilidades dentro da empresa, alguns exemplos podemos citar referente a esse exercício: o comportamento dos colaboradores em diversas situações, os efeitos das condições de trabalho sobre o desempenho, a reação e a produtividade no ambiente de trabalho dos colaboradores com transtornos mentais entre outros.
Fazer a conciliação das pessoas e grupos dentro da empresa não é tarefa fácil pois há trabalhos que requer uma gama de desafios, já outro é pura rotina e fazer as pessoas se adaptarem a isso é uma batalha diária. O psicólogo organizacional vai contribuir com aplicação de técnicas, para que os colaboradores desenvolvam sua criatividade e desenvolvimento no âmbito profissional.
A qualidade de vida no trabalho também é outro fator que a psicologia trabalha para o desempenho das pessoas na organização. Alguns efeitos como a presença de fumantes, período longo de esforço mental, ambiente com excesso de frio ou calor, fazem com que a produtividade caia e as cobranças dos gestores cheguem a tona, criando o estresse. Com tudo isso, a psicologia quando bem aplicada à administração só tem a favorecer as empresas e seus colaboradores.
A importância da Psicologia dentro do contexto organizacional
A Psicologia tem papel fundamental dentro de uma empresa. Dentro do contexto organizacional temos a figura do psicólogo organizacional, profissional que irá trabalhar com