Trabalho de psicologia
Introdução 4
Psicologia Organizacional 5 Surgimento da Psicologia Organizacional 5 Psicologia Industrial 5
Psicologia Aplicada 6
O que é Administração? 6
A Psicologia Aplicada na Administração 7 Como usar os conhecimentos da Psicologia na Administração 8
Funções Básicas do Administrador 9 Como a Psicologia pode auxiliar o Administrador a executar suas Funções Básicas 10 Uso da Psicologia na Administração 10
Conclusão 13
Referências 14
Introdução
“A psicologia organizacional é uma área da psicologia que atua sobre as organizações para atuar sobre os problemas ligados a gestão de recursos humanos. Tradicionalmente a psicologia organizacional está ligada a: cargos e salários, recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e analise de desempenho.”
Este trabalho ira mostrar como podemos aplicar a psicologia organizacional na área administrativa de forma que a psicologia venha a contribuir para o administrador exercer suas funções, e conseguir atingir suas metas com maior eficácia.
Psicologia Organizacional
A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presente nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados á gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas).
A psicologia esta ligada a empresa atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho. Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.
Surgimento da Psicologia Organizacional
A Psicologia Organizacional é uma criação do século XX, com seu inicio no final do século XIX, praticamente desde o inicio do campo da psicologia.
Os primeiros a realizar um trabalho de psicologia organizacional foram os psicólogos experimentais que estavam interessados em aplicar novos princípios de psicologia para resolver