Estudo dirigido 2 Aprendizagem e desenvolvimento
Pedagogia 3° período, noturno.
Geraldi
Questão 1 – Concepções de Linguagem e características básicas de cada concepção. A linguagem e a expressão do pensamento: Está relacionada com o estudo tradicional, alimentando a falsa idéia, de que pessoas que não conseguem se expressar não pensam.
A linguagem é instrumento de comunicação: Associada à comunicação, vê a língua como código que transmitir uma mensagem ao receptor.
A linguagem é uma forma de interação: Assume um papel de interação humana, ou seja, o individuo eu fala pratica ações que não conseguiria, a não ser falando, constituindo compromisso e vínculos que não preexistiam antes da fala.
Questão 2 – Concepção de interação linguística.
Na interação lingüística o mais importante é estudar as relações de compromisso estabelecidas pelo sujeito com o ouvinte no momento da fala, diferente das demais que classificam, analisam a tipologia entre frases.
Questão 3 – Críticas do autor à forma como a escola ensina a Linguagem.
O autor critica a maneira de ensinar a linguagem nas escolas, pois há uma grande variação lingüística no ambiente escolar devido a desigualdade social. Desse modo defende que o ensino da linguagem deve ser diversificado atendendo a todos, não somente a classe dominante.
Questão 4 – Proposta do autor para o ensino da linguagem.
Geraldi propõe não só uma mudança nas técnicas e métodos usados em sala de aula é necessária também a mudança de conteúdo.
Fuza
Questão 5 – Apresente o Conceito de Linguagem da autora:
A linguagem para Fuza assumiu um papel diversificado e dinâmico dependendo do momento social histórico.
Questão 6 – Fuza discute as concepções de Linguagem, articulando-as com o ensino da língua materna na escola. Apresente os pontos básicos da concepção de linguagem como Expressão do Pensamento e suas repercussões na prática pedagógica:
A linguagem como expressão do pensamento é criada na mente, sendo assim um ato individualista, independente de