A prática pedagógica no ensino da história
O presente trabalho analisará a prática pedagógica contextualizando saberes teóricos e pratico. É proposta uma reflexão ao saberes docentes, até como estes são articulados na realidade da escola. Comparando também a pratica do bom e ruim professor de história em sala de aula, suas metodológicas, e formas de avaliação. Esse trabalho tomará como base o texto A Didática do Professor Ruim de Inácio Feitosa como também os módulos de Politicas Educacionais: estrutura e sistemas, Metodologias do ensino da história, Psicologia da educação e Didática.
Desenvolvimento
A Didática expressa uma prática pedagógica que decorre da relação básica entre professor e aluno num momento histórico determinado. Reconhecendo a Didática como Ciência que é, sendo pesquisa e também uso de técnicas de ensino, deve-se conceber a ideias de sua importância na contribuição para a formação do cidadão desde a educação básica, até o ensino superior. Entre as várias abordagens didáticas este trabalho, busca clarificar a teoria e a prática como objetos do ensino com ênfase na história do pensamento pedagógico brasileiro e na formação acadêmica. Acrescente – se ainda estratégias de ação educativa que vão além do confronto das teorias pedagógicas. Seus elementos centrais é o conhecimento, que deve ser construída de forma crítica e reflexiva, o que envolve ação de aluno e professores. Toda ação é intencional, o professor é o mediador neste processo de transformação. A unidade se aprofunda em alguns níveis do planejamento de ensino, como o plano de aula e projetos de ensino.
Planejar também é parte fundamental do processo de ensino e de aprendizagem envolve a conscientização por parte do professor da necessidade de mudança. Muitos professores encontram dificuldades para desenvolver um processo de planejamento como: cartorária de trabalho, escolas conteudistas, falta de compromisso. Para Vasconcellos (2000), planejar é um caminho de elaboração teórica, constitui uma mediação