Praticas Pedagógica – Metodologia do Ensino de Historia
Departamento de História
Lais Clara // Raynner França
2012230511//2012240124
Trabalho Apresentado na
Disciplina de: Praticas Pedagógica –
Metodologia do Ensino de Historia
Professora: Claudia Soares
Rio de Janeiro, outubro de 2013
TEMA: Período pré-colonial: Pau-brasil, capitanias hereditárias e Governo-geral.
DURAÇÃO: Três aulas, duas aulas ocorrerão de forma explicativa e a terceira e última como um programa de TV ou/e jornais, revistas, entrevistas como forma de fixar o que foi passado.
OBJETIVO:
1. Incitar e não informar;
Uma boa aula não termina em silêncio, ou com os alunos olhando para o relógio. Ela termina com ação concreta. Antes de preparar cada aula, pergunte-se o que você quer que seus alunos aprendam e façam e como você os convence disso?
Olhe em volta, descubra o que pessoas, nas mais diferentes profissões, fazem para conseguir a atenção dos outros. Nosso jogo didático consiste em uma aula temática, por exemplo, ao fazer um resumo de uma matéria, não coloque um "título"; imagine-se um repórter e coloque uma manchete. Como aquela matéria seria colocada em um jornal, revista ou programa de TV?
JUSTIFICATIVA:
1. Conhecer o ambiente da aula e estimular/interagir com o aluno, de forma que o mesmo compreenda a matéria;
Você nunca vai conseguir a atenção de uma sala sem a conhecer. Onde moram os alunos e como eles vivem - quem vem de um bairro humilde de periferia não tem nada a ver com um morador de condomínio fechado, apesar de, geograficamente, serem vizinhos. Quais informações eles tiveram em classes anteriores, quais seus interesses. Mesmo nas primeiras séries cada pessoa tem suas preferências e o grupo assume determinada personalidade.
2. No final das contas (e no começo também)
As partes mais importantes de uma aula são os primeiros 30 e os últimos 15 segundos. Todo o resto, infelizmente, pode ser esquecido se você