Resenha - Dos Delitos e Das Penas
Elanne Carluanda Ferreira e Silva
Resenha Crítica
Livro: Dos delitos e das penas
Autor: Cesare Beccaria
Caxias – MA
Maio de 2013
Elanne Carluanda Ferreira e Silva
Resenha Crítica
Livro: Dos delitos e das penas
Autor: Cesare Beccaria
Trabalho apresentado a Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI, correspondente a matéria de Direito Penal III, como parte das exigências para obtenção de média e complementação das avaliações.
Professor: Herbet Barreto
Caxias – MA Maio de 2013.
Introdução
O presente trabalho dispõe uma resenha crítica do livro Dos delitos e das penas, autoria de Cesare Beccaria, enfatizando as ideias do mesmo, em relação ao sistema penal daquela época, caracterizado por ele como “produto monstruoso de séculos mais bárbaros”, destacando principalmente a origem e a forma de aplicação das penas desde as épocas mais remotas, e, como gradativamente essas punições foram mudando com o passar dos tempos, visando o bem social, a proteção da integridade física do individuo, e principalmente, o respeito à dignidade da pessoa humana, que era totalmente desrespeitada em tempos atrás. Colaborando com soluções adequadas para cada situação degradante demonstrada no decorrer do texto.
Demonstrando ainda, a grande influencia divina nas normas, impondo limites e propondo acordos, buscando a justiça natural e a justiça divina, sendo constantes e relativas aos interesses da humanidade.
De forma bem realista e futurista Beccaria trás suas ideias, seus pensamentos de forma humanista, igualitária e justa, contrariando persistentemente as duras penas e as desigualdades dos castigos impostos.
Resenha Crítica
Livro: Dos delitos e das penas
Autor: Cesare Beccaria
Desde que os seres humanos começaram a multiplicar-se e consequentemente observar a grande necessidade de organização, de evoluir culturalmente, de romper obstáculos, e, ter realmente uma