Introdução a Psicopedagogia
Unidade 1 – Histórico
1.1 - Trajetória histórica da Psicopedagogia: na Europa
Teve início na Europa, no século XIX, sendo pensada primeiramente pelos médicos, filósofos e educadores. Segundo Andrade, o nascimento da Psicopedagogia aconteceu em 1920, momento em que surgiu o primeiro Centro de Psicopedagogia. Inicialmente, ligado com o pensamento psicanalítico de Lacan, esse centro fundamentou o que logo seria chamado de Psicopedagogia Clínica.
Já segundo Bossa e Masini, a Psicopedagogia nasceu em 1946, junto com a criação dos centros. Ainda, segundo eles, o nome Centro Psicopedagógico foi propositalmente criado para que os pais enviassem seus filhos com “problemas”, sem caracterizá-los com problemas médicos, e sim, pedagógicos.
Estes centros uniam conhecimentos das áreas de: Medicina, Psicologia, Psicanálise e Psicopedagogia e tratavam crianças com problemas comportamentais ou dificuldades de aprendizagem.
1.2 – Nas Américas: EUA e Argentina
Nos Estados Unidos, o mesmo movimento se desenrolava, porém, era dado um caráter biológico (médico) aos problemas de aprendizagem.
Na segunda década do século XX, surgiram os primeiros centros para recuperação de delinquentes infantis. Cresceu o número de escolas particulares e de ensino individualizado para as crianças que tinham a aprendizagem “lenta”. Por volta de 1930, surgem na França, os primeiros centros de orientação educacional infantil. Os mesmos eram formados por: psicólogos, pedagogos e médicos. Esperava-se através dessa junção, diferenciar problemas pedagógicos de problemas psicológicos (deficiência mental, sensorial, motora, etc.).
Somente à partir da década de 50 é que ela se configura na América Latina, a Argentina dá inicio à formação universitária em 1956.
Na década de 70, surgiram em Buenos Aires Centros de Saúde Mental, onde psicopedagogos tratavam e diagnosticavam pacientes. Após um ano de tratamento, perceberam que os pacientes