Introdução a psicopedagogia
ALUNA: ANTONIA LIDUINA FURTADO MARQUES ANA VLADIA SILVA TORRES
CURSO: PSICOPEDAGOGIA
PROFESSORA: ANTONIO RIBEIRO
MÓDULO: INTRODUÇÃO A PSICOPEDAGOGIA
PÓLO: WILKSON LIMA
INTRODUÇÃO
Assim como existe diferentes formas de ensinar, existem diferentes maneiras de aprender. Por exemplo: alguns aprendem mais rápido, outros com maior lentidão, uns são auditivos, outros são puramente visuais. Mas, conclui-se que estes dois atos: aprender e ensinar estão integrados e que é impossível separá-los dentro do contexto educacional.
E dentro deste contexto surge a Psicopedagogia que vem com objetivo de compreender o processo ensino aprendizagem de uma maneira interdisciplinar, tentando por sua vez responder questionamentos tais como: Como se aprende? Como se ensina? Porque alguns aprendem e outros não? Qual a origem da dificuldade em aprender determinados conteúdos ou habilidades?
O seu objeto são os atos de ensinar e aprender, e dessa forma investiga as possíveis dificuldades dentro processo educacional a partir de observações dos aspectos físicos, sociais, emocionais e cognitivos para remover ou minimizar as causas que dificultam ou impedem a aprendizagem.
Este trabalho tem como objetivo relatar um pouco sobre o que vem a ser a Psicopedagogia, a sua trajetória dentro do contexto histórico da educação, e o papel do psicopedagogo.
ALGUNS CONCEITOS DE PSICOPEDAGOGIA
• É o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas: a Pedagogia e Psicologia. O campo dessa mediação recebe também influências da Psicanálise, da Lingüística, da Semiótica, da Neuropsicologia, da Psicofisiologia, da Filosofia humanista existencial e da Medicina.
• Área que tem como objeto de estudo o ser cognoscente e tem como objetivo facilitar a construção da aprendizagem e da autonomia desse ser identificando os obstáculos que podem impedir que a aprendizagem aconteça.
•