Viver em rede no século xxi
Com o passar dos anos e com as inovações tecnológicas a internet ganhou cara nova, e recursos para aproximar as pessoas. As redes sociais e suas possibilidades infinitas de compartilhamento de informações rápidas e fáceis foram aumentando ao ponto de uma foto ser compartilhada para o mundo todo em segundos.
Com uma conta de e-mail e sem a proteção de um programa antivírus, basta acessar sites não confiáveis e sem protocolos de segurança para que aplicativos maliciosos comecem a se instalar em seu computador. Os malwares, como são conhecidos, facilitam a propagação de suas informações pessoais pela rede, e também deixam qualquer tipo de dado vulnerável em seu computador, já que ele dá ao hacker total controle de sua máquina.
Um caso recente foi o vazamento de fotos em que a atriz Carolina Dieckman aparece nua. O caso foi parar na justiça e acabaram encontrando os responsáveis pelo roubo das fotos. Outro problema comum é o desabafo nas redes sociais. Já aconteceu de pessoas perderem o emprego por reclamar do trabalho e do chefe, ou serem acusadas de terrorismo por publicar na web que ‘jogaria uma bomba no aeroporto’ por conta da demora nos voos.
Diante dessas situações, é fundamental buscar caminhos para estabelecer limites sobre sua privacidade. Começando pelo governo, criando leis mais severas para crimes cibernéticos, e a ajuda da mídia para divulgar dicas de segurança ao usar a internet, deixando assim a sociedade informada.
Fica claro que medidas urgentes precisam ser tomadas para evitar confusões e situações danosas com as informações pessoais na web. A nova geração precisa ser preparada desde cedo sobre o uso seguro da internet, deixando assim um futuro sem maiores escândalos com a vida privada, por desconhecimento de dicas de segurança na