Vida de inseto e conceitos de teorias da administração
A ideia de que o formigueiro é uma organização esta bem clara no filme, pois há existência de formigas realizando tarefas, de forma planejada, organizada, dirigida e controlada.
Os conceitos de Administração Científica estão presente no formigueiro, como: a padronização, ênfase na eficiência e nas tarefas, supervisão dos operários e o aproveitamento correto do tempo ( Estudo do Tempo e Movimento ), são fatores identificados logo no início do filme. Quando elas estão colhendo as sementes enfileiradas e uma folha cai, a formiguinha operária não sabe o que fazer, o supervisor aparece para orienta-la a dar a volta pela folha. Devido a parada, forma um pequeno "gargalo" que faz aparecer outro supervisor com uma prancheta analisando o tempo de atraso, a fim de sanar eventuais problemas, a princesa chaga preocupada e ansiosa, "Calma princesa só perdemos alguns milímetros".
Enquanto todos fazem a colheita do mesmo jeito sempre, uma formiguinha mais velha e de bengala passa e fala " é assim desde que eu era uma larvinha", Flik (formiga considerada encrenqueira e não muito "boa de cabeça", porém criativa, inovadora, pró ativa e a que sempre tenta quebrar paradigmas. Flik faz parte de um capital intelectual que é necessário numa organização), surge com uma invenção desajeitada que tinha a intenção de fazer com que a colheita fosse mais rápida e as formigas ficassem mais tranquilas, pois os gafanhotos estavam chegando e sobrava muito pouco tempo para colherem para elas próprias até as chuvas chegarem, porem acaba que não da muito certo. Mas o interessante é que as formiguinhas fazem tudo sempre do mesmo jeito, porque sempre foi assim e fazem sem questionar(A cultura da organização ja esta entranhada)(Segundo McGregor - controles e hierarquias está tão inserido na sociedade organizacional que nem o percebemos e quando questionados, "não podemos imaginar que pudesse ser difarente")
A inovação não era muito aceita, tudo deveria ser padronizado, porem