Tipos de orçamentos
O orçamento é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer empresa de qualquer segmento, mas em especial as indústrias. Ele tem seu início nos objetivos que a organização pretende alcançar, passando pela análise dos pontos fortes e fracos, das limitações deste tipo de empresa, sempre com o intuito de alocar da maneira mais eficiente e viável o possível os recursos para aproveitar as oportunidades identificadas no meio ambiente, trazendo um retorno satisfatório para os recursos empregados pela empresa.
Uma empresa é um sistema que tem como objetivo uma valorização dos recursos, nela investidos. Os recursos têm um valor econômico e, dessa forma, os resultados esperados em relação às atividades exercidas devem ser expressos também em valores.
Os orçamentos são instrumentos de planejamento e acompanhamento de resultados financeiros e econômicos. São modelos de mensuração que avaliam e demonstram, em forma de projeções, seus desempenhos, tanto econômicos quanto financeiros da empresa, bem como das unidades que a compõem, a fim de obter ao final do seu resultado a projeção de sua Demonstração de Resultado e do seu Balanço Patrimonial.
Os orçamentos expressam, em quantidades, as políticas de compras, de produção, de vendas, de recursos humanos, de gastos gerais, de qualidade e de tecnologia da empresa em determinado período. Os responsáveis pelas unidades que compõem a empresa, e consequentemente os planos orçamentários, devem implementá-los de acordo com os planos de ação e acompanhá-los com base em sistema de informações gerenciais adequadamente estruturado.
ORÇAMENTO DE VENDAS O orçamento de vendas é o plano das vendas da empresa, para um determinado período de tempo. Sua principal função é determinar o nível de atividades futuras da empresa, tanto que os demais orçamentos parciais feitos pela empresa são desenvolvidos em função do orçamento de vendas. Nele é que este determinado o que será vendido, em que