TIpos de Orçamento
PRINCIPAIS FERRAMENTAS UTILIZADAS
EPN
PRINCIPAIS FERRAMENTAS
UTILIZADAS
ALGUMAS DEFINIÇÕES
Segundo o “Padoveze” o orçamento “nada mais é do que colocar na frente aquilo que está acontecendo hoje”, ou ainda: orçamento é “ a expressão quantitativa de um plano de ação e ajuda à coordenação e implementação de um plano”. Segundo Anthony A. Atkinson o orçamento é “ a expressão quantitativa das entradas e saídas de dinheiro para determinar se um plano financeiro atingirá as metas organizacionais”. Segundo Horngren orçamento é “a expressão quantitativa de um plano de ação futuro da administração para um determinado período. Do mesmo modo que as demonstrações financeiras são elaboradas referentes a períodos passados, elas podem também ser preparadas para períodos futuros”.
PRINCIPAIS FERRAMENTAS
UTILIZADAS
MAIS ALGUMAS DEFINIÇÕES
Segundo Garrison e Noreen o orçamento é “um plano detalhado de aquisição e do uso de recursos financeiros e de outra natureza, durante um período especificado.
Representa um plano para o futuro, expresso em termos quantitativos”. A Hewllet-Packard, diz que orçamento é meta. Algumas empresas também chamam de plano.
A Nec possui um orçamento anual atualizado mensalmente de maneira que existe sempre um orçamento para os próximos 12 meses, isto é: um orçamento contínuo.
PRINCIPAIS FERRAMENTAS
UTILIZADAS
TIPOS DE ORÇAMENTOS
Periódico e Contínuo: freqüentemente é de um ano, mas existem casos de orçamentos contínuos (é o caso da Nec) onde todo mês se refaz o orçamento para os próximos 12 meses.
Base zero: quanto se toma por base o orçamento anterior e o ajusta para mais e para menos.
- todas as despesas reais do ano passado deverão ser novamente justificadas. - para cada período de planejamento, o ponto de partida para cada linha de item orçado é zero.
- as variações da moeda que poderiam justificar aumento de