introdução a psicopedagogia
“Todo pensamento, todo comportamento humano, remete-nos à sua estruturação inconsciente, como produção inteligente e, simultaneamente, como produção simbólica”
(Sara Paín, 1990)
“ A Psicopedagogia é uma (nova) área de atuação profissional que tem, ou melhor, que busca uma identidade e que requer uma formação de nível interdisciplinar”
(Lino de Macedo, 1992)
“Área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e suas dificuldades e que, numa ação profissional, deve englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sistematizando-os”
( Scoz, 1992)
Posiciona-se para o compreender os processos do desenvolvimento e das aprendizagens humanas, recorrendo a várias áreas e estratégias pedagógicas.
O PSICOPEDAGOGO
É um pesquisador permanente, um sujeito que, a cada movimento, ação e conduta enquanto profissional, busca alternativas para os dilemas, tensões,limites que lhe surgem, vislumbrando sempre novas possibilidades.
INTERESSE DA PSICOPEDAGOGIA
Compreender como ocorrem os processos de aprendizagem e entender as possíveis dificuldades situadas neste movimento.
Para tal, faz uso da integração e síntese de vários campos do conhecimento,tais como a Psicologia, a Psicanálise, a Filosofia, a Sociologia, a Pedagogia, a Neurologia, a Neuropedagogia, entre outros.
Todas as nossas ações e produções, por serem humanas, estão sempre em processo de permanente abertura, colocadas num prisma próprio para novas interpretações e busca de significados e sentidos, situadas num movimento incessante de desconstrução e de re-construção.
TRAÇOS HISTÓRICOS DA PSICOPEDAGOGIA
· O interesse pelos problemas de aprendizagem pode ser verificado na Europa, séc. XIX.
· O enfoque orgânico na definição dos problemas de aprendizagem.
· Na literatura francesa trabalhos influenciam as ideias sobre a Psicopedagogia na Argentina, que por sua vez influencia a práxis no Brasil.
· 1946: primeiros Centros Psicopedagógicos –