Granulometri
INTRODUÇÃO
De uma forma geral, a parte sólida dos solos é composta por um grande número de partículas que possuem diferentes dimensões. A Granulometria ou Análise Granulométrica dos solos é o processo que visa definir, para determinadas faixas pré-estabelecidas de tamanho de grãos, a percentagem em peso que cada fração possui em relação à massa total da amostra em análise.
De uma forma geral, a parte sólida dos solos é composta por um grande número de partículas que possuem diferentes dimensões.
A análise granulométrica, importante para a classificação dos solos bem como a estimativa de parâmetros para filtros, bases estabilizadas, permeabilidade, capilaridade etc; pode ser realizada:
1- por peneiramento, quando temos solos granulares como as areias e os pedregulhos;
2 - por sedimentação, no caso de solos argilosos;
3 - pela combinação de ambos os processos;
4 - por difração de laser.
NORMAS
No Brasil, segundo a ABNT NBR 6502/95, que define os termos relativos aos materiais da crosta terrestre, rochas e solos, para fins de engenharia geotécnica de fundações e obras de terra, temos a seguinte classificação dos solos de acordo com sua granulometria:
Classificação Diâmetro dos Grãos
Argila
menor que 0,002 mm
Silte
entre 0,06 e 0,002 mm
Areia
entre 2,0 e 0,06 mm
Seixo
maior que 2,0 mm
A Norma 248 prescreve o método para a determinação da composição granulométrica de agregados miúdos e graúdos para concreto.
A NM 26:2009 Agregados – Amostragem: estabelece os procedimentos para a amostragem de agregados, desde a sua extração e redução até o armazenamento e transporte das amostras representativas de agregados para concreto, destinadas a ensaios de laboratório.
E a NM 27:2001 Agregados - Redução da amostra de campo para ensaios de laboratório: estabelece as condições exigíveis na redução da amostra de agregado formada no campo, para ensaio de laboratório.
A curva granulométrica é o resultado de observações realizadas na