Resumo Caderno Materiais II
É uma mistura em proporções pré-fixadas de um aglutinante(cimento) com água, agregados muído(areia) e graúdo(brita). De sorte que venha a forma uma massa compacta de consistência plástica e que endurece com o tempo.
Materiais Constituintes
AGLOMETANTE
AGREGADO
CIMENTO
ÁGUA
AREIA
BRITA
ADITIVO
PASTA
OPCIONAL
ARGAMASSA
CONCRETO
PROPRIEDADES DO CONCRETO
São decorrentes das características de seus componentes:
◊ Cimento: qualidade e quantidade;
◊ Granulometria e impurezas dos agregados;
◊ Água( qualidade e quantidade).
Concreto ideal deve ser: ◊ Resistente; ◊ Durável ; ◊ Econômico.
O concreto é encontrado fresco enquanto a pasta estiver no estado fluído ou plástico e permitir uma reorganização das partículas constituintes por uma ação dinâmica qualquer. Ex: Processo vibratório.
PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO As propriedades do concreto fresco e as do concreto endurecido estão correlacionadas que devem ser consideradas simultâneamente. Isso significa que não pe possível conseguir concreto endurecido de alta qualidade se o concreto fresco não possuir propriedades satisfatórias. A mais importante dessas propriedades é a trabalhabilidade, que na verdade agrupa várias propriedades fundamentais do concreto.
1 : 2,75 : 3,6 X = 0,5
É TRABALHÁVEL
TRABALHABILIDADE
É propriedade do concreto fresco que identifica a sua maior ou menos aptidão para ser empregado com determinada finalidade sem perder a sua homogeneidade.
É a propriedade do concreto no estado fresco que dertermina a facilidade e a homogeneidade com os quais os materiais podem ser misturados, lançados, adensados e acabados.
Quando os concretos frescos apresentam características(consistência e dimensões máximas dos agregados) adequadas ao tipo da obra a que se destinam (dimensões da peça, afastamento e distribuição das barras das armaduras) e os métodos de lançamentos, de adensamento e de acabamento a que vão ser adotados, não apresentam segregação ou exudação, podem ser