A Interiorização da Metrópole e Outros Estudos
Departamento de História
Trabalho apresentado na disciplina de:
Brasil II
Profº Renato Soares
Setembro de 2013, Rio de Janeiro –RJ
Universidade Castelo Branco
Departamento de História
Lais Clara de Mello Rocha,
2012230511
Setembro de 2013, Rio de Janeiro –RJ
DIAS, Maria Odila Leite da Silva. “A Interiorização da Metrópole e Outros Estudos”. Dimensões, organizado por Carlos Guilherme Mota (São Paulo, Perspectiva, 1972). Alameda Casa Editorial.
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1961), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1965) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1972). Realizou estágios de pesquisa no British Museum, na Bodleian library da Universidade de Oxford, na Universidade de Yale e na Library of Latin American Studies da Universidade do Texas, em Austin. Foi bolsista pesquisadora da John Simon Guggenheim Foundation e Visiting Professor da Fundação Tinker. Atualmente é professora titular aposentada da Universidade de São Paulo, onde mantém atividades de orientação de mestrado e doutorado e professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colonial e Império, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia, teoria da historia, historia social, historia urbana, escravidão, relações de gênero, da cultura.
O texto se inicia na cidade do São Salvador da Bahia de Todos os Santos foi a capital, e sede da administração colonial do Brasil até 1763. Em 31 de agosto - A capital do Vice-Reino do Brasil é transferida da cidade de Salvador para a do Rio de Janeiro. Com cerca de trinta mil habitantes na segunda metade do século XVII, o Rio de Janeiro tornara-se a cidade mais populosa do