Maria odila
Maria Odila, nasceu em São Paulo, no ano de 1940, era filha de um professor do Departamento de Matemática, por este motivo, desde muito cedo esteve envolvida com pessoas do mundo acadêmico, seu pai tinha uma biblioteca contendo diversos livros entre eles: de filosofia, história e matemática, e sempre lhe presenteava com livros, como por exemplo, no final da graduação em história ganhou o exemplar do historiador Edward Thompson.
Estudou na escola Liceu Pasteur, nesta escola tinha um jornal estudantil, e seu hobby era cuidar deste jornal, nele ela se dedicava a coluna chamada “extratos de filosóficos”, e escrevia contos que foram premiados, nesta época sonhava em ser escritora de ficção.
Em 1958, fez vestibular para o curso de história na USP, e no ano seguinte começou como aluna do professor Sérgio Buarque de Holanda, ela comenta que as aulas dele eram maravilhosas, porém, difícil de seguir, pois tinha um jeito enrolado de falar e apresentava uma péssima dicção e durante as aulas fazia diversas brincadeiras, ele foi seu professor durante todo o curso.
No início do seu curso, estudou com o professor Paulo Pereira de Castro, na disciplina História Antiga, ele foi um dos melhores professores, seu conteúdo era muito extenso, sua prova era extremamente trabalhosa, isto em virtude do grande volume dos textos, e mesmo quando tirava nota máxima (dez), ele a fazia reler novamente todo material, e mostrava os pontos onde poderia melhorar, e indicava outras referências bibliográficas para ter melhor domínio do assunto.
Durante a entrevista foi feita uma pergunta bem curiosa á Maria Odila, se o Professor Sérgio Buarque tinha sido um grande professor? Como uma boa historiadora responde fazendo uma belíssima explanação, que tinha uma memória prodigiosa, fazia longos discursos eruditos, o mesmo não era um professor usual, tinha sempre algo desconcertante, a dizer era um desorientador, indicava uma longa bibliografia. Ele sempre