A Conquista da América
Departamento de História
Trabalho apresentado na disciplina de:
História da América I
Profª Izabel
Setembro de 2013, Rio de Janeiro –RJ
Universidade Castelo Branco
Departamento de História
Lais Clara de Mello Rocha,
2012230511
Setembro de 2013, Rio de Janeiro –RJ
TODOROV, Tzvetan. A Conquista da América - “A Questão do Outro”, São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. pp 19-86.
Nascido em Sofia, em 1939, Tzvetan Todorov instala-se em Paris em 1963. Crítico, filósofo, historiador, linquista e semiólogo, Todorov é um dos mais importantes intelectuais europeus.
De modo geral, o conjunto da sua obra se debruça sobre o tema da alteridade. No texto percebemos que essa titulação não é em vão. O autor usa o recurso das figuras de linguagem para expressar sua opinião, assim, procura enfatizar as mentalidades dos personagens , demonstrando as diferenças culturais existentes entre os espanhois e os habitantes da América . O autor conta parte da experiência vivida por Colombo . Nesse capitulo ele vai fazendo uma viagem sobre todo o universo de pensamentos e atitudes que compõem a personalidade de Colombo , tentando analisar os motivos que levaram Colombo a fazer essa viagem que na verdade foi uma aventura , por tratar-se de uma busca pelo desconhecido . Analisando-o por vários aspectos que seriam os motivos para essa viagem e suas consequências . Como si Colombo foi ambicioso e entrou nessa aventura por cede de poder e riqueza , como também o aspecto religioso de Colombo e sua mentalidade de homem medieval . Mas o que ele deixa transparecer é o que para nós poderia ser um personalidade contraditória de Colombo.
Colombo muitas vezes demonstra estar sentido-se como em uma missão dada a ele por Deus , que era a de levar a história de Jesus Cristo , a aqueles homens