A Prática dos Orientadores Educacionais
GARCIA, Criscieli Ribeiro 1
Criscieligarcia@hotmail.com
RODRIGUES, Zita Ana Lago 2 zitalago@yahoo.com.br
RESUMO
O presente artigo visa explorar a bibliografia relativa aos profissionais da Orientação Educacional ao longo do tempo no Brasil. Numa proposta de revisão da literatura, o presente texto busca elencar subsídios para mostrar a figura do Orientador na história da educação brasileira, através da legislação vigente. Muito mais do que um especialista, o Orientador é um profissional, surgido pela necessidade da sociedade industrial que requisitava uma mão de obra qualificada. Junto com o Orientador surge o Serviço de Orientação Educacional dentro das escolas, objetivando atuar no limite da ação dos professores, limitados pelo seu papel de agente transmissor do conhecimento, sem tempo hábil para tratar de forma específica dos problemas extraclasses. Assim, o presente texto procura mostrar as diferentes abordagens que o termo adquiriu ao longo do tempo, mostrando o valor que esse profissional e seu serviço prestam para a educação contemporânea brasileira.
Palavras-chave: Educação. Orientação Profissional. Orientação Educacional. Serviço de aconselhamento.
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo de pesquisa destina-se a levantar dados e elementos basicamente conceituais a respeito do tema Orientação Educacional concernente à prática, tendo em vista que a educação moderna exige mais mecanismos de controle, de estruturação e de enfrentamento aos diversos problemas surgidos ao longo da evolução dos comportamentos e atitudes.
Cada vez mais, profissionais com melhor qualificação são chamados a intervir no processo educacional tamanha as exigências e demandas. Além disso, a pesquisa elenca formulações históricas sobre o profissional da Orientação, seu surgimento, evolução e estado atual.
Justifica-se a busca por dados conceituais e históricos para se definir a