aluno
Relatório 1: Calibração de um termistor
Docente: Prof. Dr.Jorge Diego Marconi
Discentes:
Davela Karene de Almeira
11117311
Helder Rolim P. L. Dantas
11051811
Heitor Molina 11043310
SANTO ANDRÉ
2013
Procedimentos
a) Determinação da capacidade térmica do calorímetro 1 – Primeiramente, meça a massa (Mcal) do calorímetro vazio (não esqueça de medir a massa do conjunto completo, ou seja, com a tampa e termômetro). Anote a identificação do calorímetro (o mesmo equipamento será usa do novamente pelo grupo no próximo experimento).
Identificação do Calorímetro (número de patrimônio): 025890
Massa do Calorímetro: Mcal = 138,09 ± 0,01 g
2 – Meça a temperatura da água quente (Tq), que está no béquer sobre a placa térmica, com o termopar conectado ao multímetro. (Cuidado com acidentes! Na dúvida, peça ajuda ao seu professor ou técnico responsável). Anote o valor de Tq na Tabela 1.
3. Use o termopar para medir também a temperatura dentro do calorímetro (TA). Anote o valor de TA na Tabela 1.
4 – Transfira uma quantidade de água quente suficiente para recobrir a ponta do termômetro. Coloque a tampa no calorímetro e aguarde até que o sistema alcance o equilíbrio térmico (algo em torno de um minuto deve ser o suficiente). Meça a temperatura final do sistema (Tf) e a massa total (MT), que é a massa do calorímetro com a da água. Anote estes valores e as suas respectivas incertezas na primeira linha da Tabela 1.
5 – Descarte a água utilizada na primeira medida. Enxague o calorímetro com água fria para garantir que ele retorne a temperatura ambiente. Então, repita os passos 2 a 4 para uma nova medida. Faça todas as medidas necessárias para completar a Tabela 1.
Tabela 1. Dados de temperatura e massa da água e calorímetro.
Medida
TA (°C) σTA (°C)
Tq (°C) σTq (°C)
MT=(Mcal+Mq)(g)
σMT (g)
Tf (°C) σTf (°C)
1
24
1
64
1