Artigo Orientador
O ORIENTADOR EDUCACIONAL E SUA PRÁTICA PROFISSIONAL
1
Elza Gonçalves Martins
2
Angélica Crispim
RESUMO
O presente artigo tem com objetivo oferecer subsidio para melhor compreensão sobre a importância do profissional de orientação educacional no contexto escolar. É necessário saber qual é o real papel do orientador educacional na escola, pois ele não se restringe apenas ao acompanhamento de problemas, ao atendimento de situações emergenciais e ao encaminhamento de alunos a especialistas. Este trabalho tem como finalidade mostrar a contribuição e as atribuições do orientador educacional no processo dinâmico, continua e sistemático, encarando o aluno como um ser global que deve desenvolver-se harmoniosamente e equilibradamente em todos os aspectos.
Palavras-chave: Orientação. Educacional. Prática Profissional.
INTRODUÇÃO
Por acreditar que seja possível a construção de uma orientação educacional vista como uma prática social ampla, a serviço da escola, tão repleta de desafios, é que foi desenvolvido o presente artigo.
Se olharmos criticamente para a historia da humanidade é possível ver claramente, que nenhuma sociedade se constitui bem sucedida, se não favorecer em todas as áreas da convivência humana, o respeito à diversidade que a constitui.
Nenhum país alcança pleno desenvolvimento, se não garantir, a todos os cidadãos, em todas as etapas de sua existência, as condições para uma vida digna, de qualidade física, psicológica, social e econômica.
A educação tem nesse cenário, papel fundamental, sendo a escola o espaço no qual deve favorecer, a todos os cidadãos, o acesso ao conhecimento e o
1
Licenciada em Letras Português – Inglês pelas Faculdades Integradas da Terra de Brasília – FTB.
Especializanda em Gestão e Orientação Educacional pela União Educacional de Brasília – UNEB.
2
Professora Orientadora. Especialista em Gestão e Orientação Educacional.
2
desenvolvimento de competências, ou seja, a