Análise da distribuiçao Arcelor
Para Kotler e Armstrong (2003, pg. 307) canal de distribuição é definido como “um conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de oferecimento de um produto ou serviço para uso ou consumo de um consumidor final ou usuário empresarial”.
Segundo Arbache (2009, pg.129) o canal de distribuição deve ser concebido para o diferencial de uma empresa, gerando vantagem competitiva em longo prazo. Para tanto, é necessário determinar a composição dos membros desse canal, a intensidade do relacionamento entre os participantes e a extensão do mix de produtos comercializados por este canal.
A Arcelor Brasil sob gestão da controlado Belgo contava com oito centros de distribuição próprios versus distribuidores independentes em 70 cidades do país.
Isso demonstra que a empresa possuía a estratégia de múltiplos canais, tendo seu próprio centro de distribuição (canal direto), como também contava com intermediários independentes (canal indireto com múltiplos intermediários).
Para Churchill e Peter (2000, p.368) “intermediários são usados quando tornam as trocas mais eficientes e reduzem os custos de transação. Se não cumprirem essa função , é mais provável que os produtores não façam uso deles e vendam diretamente para os clientes.
A Manchester Tubos e Perfilados S.A é uma empresa mineira de processamento e distribuição de aços planos, com sede em Contagem (MG) e com filial em Guarulhos (SP).É um dos grandes intermediários de distribuição e centro de serviços (cortes e outros acabamentos de bobinas e chapas de aço),possui uma variada linha de produtos de aço, com mais de 1.000 itens just in time, proporcionando versáteis soluções para clientes em infindáveis