A política ambiental pública
A Política Ambiental Pública se define como o conjunto de objetivos, diretrizes e instrumentos de ação que o Poder Público dispõe para produzir efeitos desejáveis sobre o meio ambiente.
Política Ambiental Pública Brasileira O poder público no Brasil começou a se preocupar com o meio ambiente na década de 1930. Em 1934 foram promulgados o Código de Caça, Código Floresta, Código de Minas e o Código das Águas.
O contexto histórico das políticas públicas brasileiras para a área de meio ambiente, têm como marco importante a Lei de terras de 1850. A lei consistia na garantia aos proprietários rurais do monopólio da propriedade privada sobre o território, estabelecendo a mudança das relações escravistas e garantindo a exploração do trabalho livre pelos senhores donos da terra consolidando a ocupação extensiva do território.
Esta ocupação, que caracterizou a territorialidade capitalista, marcou o início de problemas ambientais que persistem até hoje e que nos deixaram graves conseqüências ambientais, como o desmatamento, assoreamento de corpos d’água e deu início a privatização do uso do meio ambiente comum, mais especificamente do ar e das águas de que dependem todos os grupos