A perda da realidade na psicose e na neurose
A angustia pode ser adequada a vida normal através da sublimação, arte, sonhos, atos falhos chistes ,racionalização entre outras formas que permite dar conta desta angustia , quando o aparato psíquico não da conta da angustia pelas vias normais desenvolve recursos e busca através de vias anormais, desenvolvendo assim as neuroses e psicoses.
Na neurose o Ego entra em conflito com o ID, ocorre uma predominância da realidade , a neurose ocorre em um segundo momento quando o material reprimido entra em conflito com o recalque ocorre um fracasso do recalque , por tanto ocorre um afastamento da realidade, a neurose não repudia a realidade , apenas ignora.
O fracasso do recalque forma o sintoma, que Freud chama de conciliação de compromisso entre o ID e a Realidade , é Representação substituta da satisfação da angustia.O sintoma busca incessantemente uma satisfação sem sucesso. Na neurose geralmente , não falta tentativas de substituir a realidade desagradável por outra desejável isto ocorre pela existência do mundo de fantasia este mundo permite que a neurose haure material para construção de desejos de um passado real e satisfatório.
Na psicose ocorre um conflito entre o