Florestan fernandes
MARCO A. J. JUNIOR (212138) MARINA P. C. SILVA (818902);
TULIO S. MASCARENHAS (565223)
VIDA E A OBRA DE FLORESTAN FERNANDES
Belo Horizonte
2012
MARCO A. J. JUNIOR (212138)
MARINA P. C. SILVA (818902);
TULIO S. MASCARENHAS (565223)
VIDA E A OBRA DE FLORESTAN FERNANDES
Belo Horizonte
2012.
Sumário
Introdução 4
Florestan Fernandes 5
Conclusão 7
Referências 8
Introdução
Essa pesquisa referencia a vida e obra de um dos maiores sociólogos do Brasil, Florestan Fernandes, que também foi professor, cientista, militante e publicista da Educação.
A interpretação do Brasil formulada por Florestan Fernandes revela a formação, os desenvolvimentos, as perspectivas do povo brasileiro e as lutas sociais de trabalhadores do campo e da cidade pela conquista de direitos sociais ou pela transformação das estruturas sociais.
Sua história de vida nos faz refletir e questionar sobre o que realmente podemos fazer através das organizações, pública ou privada, com o foco na melhoria das condições sociais, educacionais, culturais e econômicas em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.
Florestan Fernandes
Florestan Fernandes filho de uma analfabeta, teve uma infância dura e trabalhosa. Frequentou apenas três anos regulares do ensino primário em São Paulo, trabalhando paralelamente aos estudos como engraxate, biscateiro, auxiliar de garçom, entregador de remédios a domicílio, entre outras atividades. No final da década de 1930 fez seu exame de madureza (ginásio e colégio), e, em 1941, deu início aos seus estudos em ciências sociais na USP. Formou-se em 1945 e foi convidado a trabalhar como assistente na cadeira de Sociologia da USP. Cinco anos depois foi destituído desse cargo, pelo AI-5 do regime militar, sendo aposentado compulsoriamente. Nessa ocasião, Florestan Fernandes tinha 45 anos e estava no auge de sua carreira intelectual e acadêmica. No início dos anos