Florestan Fernandes
São Paulo,10 de março de 2014.
Florestan Fernandes
Índice
1.Introdução_______________________________01
2.Biografia_________________________________02
2.1 Carreira________________________________03
2.2 Atuação Política__________________________04
3.Principais Obras___________________________05
4.Conclusão ________________________________06
5.Referência _______________________________07
Introdução
Nascido em 22 de julho de 1920, em São Paulo, Florestan Fernandes foi um grande sociólogo brasileiro. Filho de uma empregada portuguesa analfabeta, e mãe solteira, Florestan começou a trabalhar aos seis anos de idade, abandonando os estudos. Somente adulto conseguiu concluir seus estudos em um supletivo e iniciou a sua vida acadêmica na Universidade de São Paulo, no curso de Ciências Sociais (1943).
Tornou-se assistente do Professor Fernando de Azevedo na cadeira de Sociologia II. Este foi o grande passo para a sua formação sociológica e o princípio do contato com grupos universitários.
Por toda a sua obra, Florestan Fernandes é considerado o fundador da Sociologia Crítica no Brasil. Em suas produções, preocupa-se com reflexões e pensamentos que questionam a realidade social e coletiva de diversos temas como: a problemática indígena, a escravatura, a abolição, a educação e a sociedade, o folclore e a cultura, a Revolução Burguesa e a Revolução Socialista.
Biografia
Florestan Fernandes (1920-1995) foi político e sociólogo brasileiro, considerado fundador da sociologia crítica no Brasil. Foi deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores.
Florestan Fernandes (1920-1995) nasceu em São Paulo, no dia 22 de julho de 1920. De origem humilde, teve dificuldades em seus estudos iniciais. Filho de mãe solteira, foi criado por sua madrinha Hermíria