Cenários Econômicos
Gestão Financeira
Francisco de Assis F. Lima.
Introdução
A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo.
A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos.
Resumo
Os estudos macroeconômicos têm por objetivo as variações e relações entre grandes agregados (isto é, soma totais de determinados processos ou comportamentos econômicos), especialmente a demanda agregada (esses componentes: consumo, investimento, gasto governamentais), a renda nacional, a balança de pagamentos, o nível de emprego e o nível de preços. Sob tal perspectiva, dá-se muita importância ao papel do governo e principalmente ao impacto das políticas fiscais e monetárias sobre o desempenho econômico geral. As diferentes correntes do pensamento econômico desenvolvem diversos modelos de comportamento macroeconômico.
1.5 Inflação
Inflação é o contínuo, persistente e generalizado aumento de preços. Consideramos quatro tipos principais:
Inflação de demanda: refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços na economia. É causada pelo crescimento dos meios de pagamento, que não é acompanhado pelo crescimento da produção. Ocorre apenas quando a economia está próxima do pleno-emprego, ou seja, não pode aumentar substancialmente a oferta de bens e serviços a curto prazo.
Inflação de custos: tem suas causas nas condições de oferta de bens e