natura matriz swot
O atual cenário de crescente preocupação com a degradação ambiental e seus efeitos para o futuro fez com que as organizações começassem a perceber que ter seus objetivos alinhados com as questões ambientais pode ser um diferencial competitivo e também, ao longo prazo, uma questão de sobrevivência.
A adoção de uma Sistema de Gestão Ambiental é importante para que a empresa possa gerenciar suas atividades que impactam o meio ambiente e tomar medidas para reduzir tais impactos. Para as organizações que se encontram nesse cenário competitivo, é interessante que façam uma análise da sua posição estratégica no mercado, identificando o cenário interno e externo em que se encontra. A ferramenta SWOT pode ser utilizada para atender essa necessidade.
O objetivo da SWOT é definir estratégias para manter pontos fortes, reduzir a intensidade de pontos fracos, aproveitando oportunidades e protegendo-se de ameaças. Quando houver a predominância de alguma dessas variáveis, podem-se buscar certas estratégias como sobrevivência (predominância de pontos fracos e ameaças), manutenção (predominância de pontos fortes e ameaças), crescimento (predominância de pontos fracos e oportunidades) e desenvolvimento (predominância de pontos fortes e oportunidades). No caso ambiental, a empresa identifica seu Ambiente Interno (pontos fortes e fracos) olhando para o seu passivo ambiental até o presente momento, realizando uma auditoria para identificar os passivos ambientais da organização, e seu Ambiente Externo (ameaças e oportunidades) olhando para o futuro, analisando o contexto ambiental em que se encontra.
Abaixo pode-se observar a matriz SWOT aplicada a Natura em relação às suas ações ambientais. Pode-se concluir que existe uma predominância de pontos fortes alinhados a oportunidades, mostrando que a Natura pode adotar uma estratégia de Desenvolvimento em frente ao cenário em que se encontra
Análise Interna
Forças
Fraquezas
Uso de insumo vegetais.