MATRIZ FOFA
O autor do texto sobre a Natura já levantou para nós as oportunidades e ameaças existentes no ambiente operacional dos negócios da empresa, bem como suas Forças e fraquezas internas.
Para fazer os 4 cenários, é imprescindível a leitura dos documentos sugeridos na aula (Cenários Econômicos 2008-14 e Roteiro Atividade Proposta), que está na biblioteca virtual.
Numa aula posterior aprendemos a fazer o cotejamento entre Forças e Fraquezas de um lado e Oportunidades e Ameaças de outro. A aula tem como objetivo a construção da Matriz FOFA. Deve-se registrar as forças e fraquezas nas linhas da matriz e as oportunidades e ameaças nas colunas. Inicia-se, então, a relação entre:
1) Forças e Oportunidades;
2) Forças e Ameaças;
3) Fraquezas e Oportunidades;
4) Fraquezas e Ameaças.
Avalia-se, neste momento, a intensidade da relação em cada quadrante dos binômios acima citados.
Operacionalmente, seguem os passos a serem dados:
Para fazer a Matriz FOFA de cada cenário, você vai primeiro extrair do próprio texto as Oportunidades da Natura e relacioná-las. Depois As Ameaças, as Forças internas e as Fraquezas. Numere sequencialmente os itens apresentados em cada uma destas situações. Desta forma, a primeira Oportunidade identificada será a O1, a primeira Ameaça será a A1 e assim por diante.
Prontas estas listas e numeradas sequencialmente, dando-nos a visão das Oportunidades/Ameaças no ambiente externo bem como das Forças/Fraquezas no ambiente interno, agora monte uma Matriz para cada cenário, como visto no material da MACROPLAN (pode tirar deste material as probabilidades de futuro para montar os 4 cenários da Natura) e no texto ROTEIRO ATIVIDADE PROPOSTA (ambos na Biblioteca). Lembre-se de que lendo as suas 4 listagens das situações mencionadas no texto Natura, saberemos o que é O1, F2, f1, A1, etc. (F maiúsculo é Força e f minúsculo é fraqueza).
Para levantar a situação final