Matriz fofa
A Matriz FOFA é um instrumento metodológico para análise de projetos, organizações ou de ator social que se propõe a planejar, diagnosticando sua situação e preparando propostas de ações estratégicas.
DEFINIÇÃO
A matriz FOFA é um cruzamento de cenários pra se saber quais serão os objetivos estratégicos da instituição, com menor chance de falha. Cenários são reflexões sistemáticas, extraídas por métodos científicos, que definem futuros possíveis.
Quando definimos os cenários, os separamos da seguinte forma:
1) Internos – situações influenciáveis pela instituição forças – elementos da instituição considerados vantajosos. fraquezas – inconformidades, pontos da instituição que devem ser melhorados.
2) Externos – situações não influenciáveis pela instituição oportunidades – as barbadas. ameaças – elementos que dificultarão a obtenção do lucro.
Objetivos estratégicos são as ações que a instituição deverá tomar para alcançar sua visão, de acordo com o ambiente em que ela está inserida.
O nome da matriz é FOFA por que o cruzamento é feito em cima das FORÇAS, OPORTUNIDADES, FRAQUEZAS e AMEAÇAS com as quais a instituição terá que lidar.
Em inglês, o nome da matriz é SWOT – strenght, weakness, opportunities and threats.
A matriz FOFA gera tipos diferentes de objetivos estratégicos, de acordo com este quadro:
[pic]
Parte superior do formulário
Nas potencialidades é que a instituição irá se desenvolver e conquistar mais mercado. As vulnerabilidades são responsáveis pela possível (e se não resolvidas, provável) falência da instituição.
Nos pontos de defesa estão os diferenciais de desenvolvimento, pois cruzam ameaças que irão atingir a todo mercado com as forças da instituição (ou seja, são os momentos em que todo mundo vai se dar mal, mas sua instituição vai ser soberana). As debilidades são exatamente o contrário: as oportunidades vão passar e se você não estiver alerta, pode ter certeza de que outros estarão.