epitelios
1
II.3 - Exemplos de Epitélios de Revestimento:
1 - Epitélio Simples: são definidos como epitélios superficiais constituídos de uma única camada de células. São quase sempre encontrados em superfícies absorventes ou secretoras e fornecem pequena proteção contra abrasão mecânica. As células que compreendem os epitélios simples variam na forma, desde achatadas até cilíndricas altas, e disto depende sua função. Os epitélios simples podem apresentar microvilosidades e cílios, que facilitam suas funções superficiais específicas.
1.1 - Epitélio Pavimentoso Simples: composto por células achatadas, de forma irregular, que constituem uma superfície contínua, geralmente comparada a um pavimento. Encontrado revestindo superfícies envolvidas no transporte passivo de gases e líquidos como a superfície pulmonar (pleura), os capilares sanguíneos (endotélio), o coração (pericárdio) e as vísceras (peritôneo). Tradicionalmente conhecido como mesotélio, quando reveste as vísceras (fig.2.3).
Fig. 2.3 - Epitélio Pavimentoso Simples
1.2 - Epitélio Cúbico Simples: num corte perpendicular à membrana basal, as células epiteliais parecem quadradas. Geralmente reveste ductos e túbulos que podem ter função excretora, secretora ou absorvente, como os túbulos coletores do rim, glândulas salivares e pâncreas. Os núcleos das células são esféricos
(fig.2.4).
Capítulo 1: Parte 2
2
Fig. 2. 4 - Epitélio Cúbico Simples.
1.3 - Epitélio Cilíndrico (ou Prismático) Simples: é formado por células altas com núcleos elípticos, alongados, podendo se localizar na base, no centro e ocasionalmente no ápice do citoplasma. É encontrado geralmente em superfícies intensamente absorventes, como o intestino delgado e superfícies secretoras, como o esôfago (fig. 2.5).
Fig. 2. 5 - Epitélio Cilíndrico Simples.
Capítulo 1: Parte 2
3
1.4 - Epitélio Cilíndrico (ou Prismático) Ciliado: Células cilíndricas que apresentam cílios, presentes no
aparelho