A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
UNIP INTERATIVA
MARIA GILVONETE CORREIA DE MELO SILVA
RA: 1120762
CURSO: PEDAGOGIA
SEMESTRE IIII
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
POLO SHOPPING MIRAMAR
2012
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP INTERATIVA
MARIA GILVONETE CORREIA DE MELO SILVA
ATIVIDADES COMPLEMENTERES
POLO SHOPPING MIRAMAR
2012
RELATÓRIO
Livro: Paulo Freire
Tema: A Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa
O autor introduz Pedagogia da autonomia explicando suas razões para analisar a prática pedagógica do professor em relação à autonomia de ser e de saber do educando. Enfatiza a necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno traz para a escola, visto ser ele um sujeito social e histórico, e da compreensão de que "formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas"
O professor que ironiza o aluno, que o minimiza, que manda que "ele se ponha em seu lugar" ao mais tênue sinal de sua rebeldia legítima, tanto quanto o professor que se exime do cumprimento de seu dever de propor limites à liberdade do aluno, que se furta ao dever de ensinar, de estar respeitosamente presente à experiência formadora do educando, transgrede os princípios fundamentalmente éticos de nossa existência. Para tanto, é preciso querer bem, gostar do trabalho e do educando.
É necessário, no ponto de vista de Freire, ter a consciência de que não nos construímos isolados, de que somos condicionados e como tal devemos estar atentos criticamente a esse fato. Mais uma vez reforçando a importância da ética diz que é sempre preciso respeitar o educando e suas opiniões e, trabalhar para que ele construa opiniões mais sólidas e éticas se for o caso, e que ensinar exige sempre bom senso para não ser nem um professor silencioso, nem um déspota da educação.
. O