pedagogia da autonomia
PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO – MESTRADO EM EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Seminário da Linha de Pesquisa
PROFESSOR: Dr. Geraldo Rosa
MESTRANDA: Viviane Teresinha Zapelini
ASSUNTO: “Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa” de Paulo Freire
DATA: Lages, 16 de setembro de 2013
Paulo Freire aborda na obra os saberes necessários à prática educativa numa perspectiva transformadora, na pedagogia pautada na ética, no respeito à dignidade e a própria autonomia do educando. Acrescenta a afetividade e a convivência amorosa permeada pela competência técnico científica, pois acredita que o discurso deve estar em consonância com a prática do dia a dia em sala de aula. Esta prática não é estática e sim dinâmica aos olhos do professor sendo um profissional suscetível a possibilidades e a mudanças.
Pedagogia da autonomia apresenta a dimensão social da formação humana, anuncia a solidariedade enquanto compromisso histórico entre homens e mulheres e condena toda e qualquer prática de desumanização refletindo criticamente sobre o ideário neoliberal.
O professor assume uma postura ética somente como sujeito da procura, da decisão, da opção e como sujeito histórico de transformação. Ética é um princípio ideal do comportamento humano no melhor modo de viver e conviver com a presença do outro. A ética condena o falso discurso, a exploração, a discriminação seja ela de raça, gênero ou classe. Assim a ética e a sua prática são conceitos inseparáveis para o educador comprometido com o estudante que mesmo sem ter o discernimento daquilo de que lhe é devido como cidadão, merece: respeito, tratamento digno e dedicação do profissional da educação.
O discurso neoliberal vem imbuído de uma ideologia do imobilismo em que fatalmente a realidade assim se apresenta, sem possibilidades de mudanças onde a única prática educativa é a da conformação. Contudo se o professor busca sua formação uma forma reflexiva e crítica pode