A origem da filosofia
De
Filosofia
Escola
Aluno :
Série : 1º ano
Professor :
Turno :
Disciplina : Filosofia
Data : 10-04-13
Tema :
A origem da filosofia
Introdução
A palavra Filosofia aparece na Grécia do século VI a.C. nos escritos de Pitágoras, eu não querendo definir-se como sábio´ - em grego SOPHOS´-prefere autodenominar-se Filos-sophos´- ou seja, amigo do saber´, aquele que busca a sabedoria, para ele uma denominação mais humilde e fiel à sua posturade tentar compreender a realidade do seu tempo. A palavra Filosofia´ formou-se da junção de Filos-filia´ que significa amigo´ e Sofia´ que é sabedoria,saber´. No século V a.C. o filósofo Heráclito define melhor o conceito original do vocábulo FILOSOFIA, para ele, a busca da compreensão da realidade total´. Ou seja, a filosofia é um esforço racional para a apreensão da realidade.
A origem da filosofia
Origem da Filosofia
A palavra Filosofia vem do grego e em sua etimologia, aborda o significado sintético:philos ou philia que quer dizer amor ou amizade; e sophia, que significa sabedoria; ou seja, literalmente significa amor ou amizade pela sabedoria.
A palavra, nessa concepção que temos, surgiu com Tales de Mileto(aproximadamente em 595 a.C), e ganhou especial sentido com Pitágoras(aproximadamente em 463 a.C). E, sobre esses e outros filósofos, trataremos mais a fundo ao longo do site.
A Filosofia é o estudo das inquietações e problemas da existência humana, dos valores morais, estéticos, do conhecimento em suas diversas manifestações e conceitos, visando à verdade; porém, sem se considerar como verdade absoluta, nem tentando achar essa máxima como verdade absoluta.
Ela se distingue de outras vertentes de conhecimento como a mitologia grega e a religião, visto que tenta, por meio do pensamento racional, explicar os fenômenos e questões humanas. Mas também não pode ser igualada em termo de métodos às ciências que têm a pesquisa empírica e experimentos