filosofia origem
O QUE É FILOSOFIA?[1]
Você já parou para fazer perguntas que parecem não ter respostas? Tais como: de onde viemos? Para onde vamos? Qual é a origem de todas as coisas? – Essas são perguntas originárias da filosofia!
À primeira vista, entendemos a filosofia como algo enigmático, difícil de compreender ou perceber e distante da nossa realidade. Essa visão da filosofia decorre dos complexos trabalhos de pensadores que, ao longo da história, refletiram e buscaram diferentes respostas sobre questões que continuamente fazemos ao longo de nossa existência. Perguntas sobre o conhecimento, sobre os valores (o que é o bem e o que é o mal), sobre a natureza (a origem das coisas), sobre a beleza, sobre o homem. Todos nós temos essas inquietações. Elas decorrem da necessidade que cada um de nós tem de compreender o significado do mundo e de si mesmo. Na busca de entender a vida e tudo o que existe criamos novos significados, questionando e tecendo uma teia de relações cada vez mais abrangentes que nos indiquem respostas, mesmo que depois possamos compreender de forma diferente.
Desta forma, o primeiro passo para a filosofia é a inquietação que conduz ao questionamento. O objeto da filosofia é a reflexão, o movimento do pensamento que nos permite recuar, nos distanciarmos dos fatos aparentemente comuns para buscarmos seus fundamentos.
Mas este pensamento reflexivo não acontece a todo momento. A reflexão radical precisa que cada um de nós possa “percorrer” um caminho que nos garanta esse aprofundamento. E este caminho precisa ser organizado. Radicalidade, sistematização e abrangência são as marcas da Filosofia que nasce da experiência humana, da tentativa do ser humano de compreender a si mesmo e tudo que o que está ao seu redor.
A filosofia está presente na ciência, na arte, no mito, na religião, no cotidiano. Embora possamos afirmar que a filosofia esteja presente nas diversas manifestações do humano, ela não se