Origem da filosofia
A palavra filosofia tem origem grega. O termo philia significa amor ou amizade e Sophia significa sabedoria. Ou seja, filosofia significa, o desejo de estar próximo do saber, do conhecimento verdadeiro. “ A filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual. Ou seja, a filosofia não serve para nada. Por isso costuma-se chamar de “filosofo” alguém sempre distraído, com a cabeça no mundo da lua, pensando e dizendo coisas que ninguém entende e que são perfeitamente inúteis”. Se pensarmos que a filosofia é a ação de refletir sobre tudo, que é a investigação curiosa para descobrir a verdade das coisas, então a filosofia surgiu com o primeiro homem racional. Porém, a curiosidade alicerçada em uma forma de pensar lógica e racional só surgiu muito tempo depois.
A filosofia, como a entendemos hoje, tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga. Poderia ter surgido em qualquer lugar, conhecida como “ o berço da filosofia ocidental”. Mas naquele momento da história diversas coisas ocorriam para que ali fosse seu começo.
A Grécia Antiga vivia um momento de auge de sua cultura. O comércio com outros povos trouxe conhecimento. A produção artística era muito ativa. Havia os jogos olímpicos. A linguagem, moeda e tecnologia (de arquitetura e militar) também marcaram esse período. Entretanto, naquele momento iniciou-se uma nova tentativa de responder os questionamentos sobre a existência. Se, para alguns, as narrações fantásticas da mitologia serviam para explicar o mundo, suas catástrofes, seu clima, sua organização, sua origem; outras pessoas começaram a procurar respostas fora dos mitos.