Infra estrutura aeroportuaria
CURSO DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS
INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA
TURMA 3001
1º SEMESTRE - MANHÃ
Victor Ugo Pereira Coimbra Moreira
201308286971
“O desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária brasileira frente à internacional”
Niterói
2013
1. INTRODUÇÃO
O transporte aéreo é considerado, hoje, parte fundamental no processo de integração de um país. Em se tratando do Brasil, cujas dimensões apresentam proporções continentais, pode-se, ainda, relacionar o desenvolvimento do setor ao seu desenvolvimento regional, social e econômico. No entanto, nos últimos anos, o modal aéreo vem apresentando um crescimento avassalador em sua demanda, maior do que o previsto anteriormente, de forma que a infraestrutura dos aeroportos em geral não o acompanhe. O que se cria desse cenário são aeroportos que operam no limite de sua capacidade, ou, ainda, além do que conseguem suportar. Estaria, portanto, a crescente demanda enfrentada pelo setor aéreo, interligada ao atraso de infraestrutura no qual se encontra?
De fato, com o aumento das massas circulantes nos aeroportos, maiores também são as necessidades enfrentadas pelo mesmo. Para uma maior movimentação de pessoas, dispõe-se de aeronaves maiores, cujos gastos são mais elevados, as pistas de pouso devem ser mais compridas, maior é a equipe de auxílio de solo, tanto nos pátios quanto nos terminais; ou seja, muito mais complexa se torna a operação aeroportuária em geral. O que não deveria, contudo, ser consolidado como um fator limitante.
Isso porque o Brasil não é o único país onde a movimentação de pessoas e cargas nos aeroportos é intensa; pelo contrário, em outras nações, onde os fluxos são ainda mais intensos, inúmeros problemas que por aqui são cotidianos passam desapercebidos por aqueles que usufruem do setor. Diante desse contexto, como se encontra a atual situação da infraestrutura aeroportuária brasileira