Origem da Filosofia
Profº Msc.Luiz Laerte Soares
A origem da Filosofia
Platão – Alegoria da Caverna, divisão de dois mundos:
MUNDO VISÍVEL ou SENSÍVEL
É aquele em que a maioria da humanidade está presa, condicionada pela escuridão da caverna, crendo, iludida que as sombras são realidade. É o mundo sensível, dos fenômenos e acessível aos sentidos.
MUNDO INTELIGÍVEL, ou DAS IDEIAS:
É para bem poucos. Os que conseguem superar a ignorância em que nasceram, rompendo com os ferros/grilhões que os prendiam ao subterrâneo, ergueram-se para a esfera da luz (topo da pirâmide) em busca das essências maiores do bem e do belo. O mundo das ideias gerais (inteligível), "das essências imutáveis, que o homem atinge pela contemplação e pela depuração dos enganos dos sentidos"
A origem da Filosofia
A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia.
Philo deriva-se de philia , que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.
Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.
Assim a filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita. Assim a filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia.
Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.
Dizia Pitágoras que três tipos de pessoas compareciam aos jogos olímpicos (a festa mais importante da Grécia):
A) as que iam para comerciar durante os jogos, ali estando apenas para servir aos seus próprios interesses e sem