Fichamanto
1. Nome completo do autor do fichamento:
2. Referenciar obra / artigo / ensaio em fichamento:
SCHNEIDER, Laíno Alberto. A pesquisa como atividade acadêmica. In: JOHANN, Jorge Renato (Coord.). Introdução ao método científico: conteúdo e forma do conhecimento. Canoas: Ed. ULBRA, 1997. p.55-67.
3. Destaques
Página
Destaques conforme o referente (ou citações)
Considerações (Comentários, reflexões)
55
“É a pesquisa que oferece a possibilidade de novas descobertas e, além disso, proporciona o intercâmbio com outras áreas. A excelência da ciência dá-se através da pesquisa. É graças à pesquisa que surge a possibilidade do novo”.
Pesquisar é nada mais que trazer o conhecimento para o pesquisador, o descobrimento de algo novo, a aprendizagem de novas áreas, etc.
56
“Ser um pesquisador não é algo para quem possui um conhecimento científico. Toda pessoa que visa ao aprimoramento é digno de receber tal definição, pois é com o propósito de resolver os problemas que surge a necessidade de aprofundar as questões”
Todos que querem aprimorar o seu conhecimento, pode fazer uma pesquisa, não apenas pessoas da área científica.
59
“Não se faz universidade sem pesquisa. Alias, esta deveria ser a principal preocupação de todo acadêmico e professor. A universidade deve ser um ponto de referencia para a formação de homens e de profissionais de alta qualificação.”
Sua formação depende de seu desempenho durante os anos na universidade, através de pesquisas seu conhecimento é elevado, e assim uma formação de qualidade também.
63-64
“O planejamento da pesquisa se caracteriza mediante a elaboração de um projeto, que é o documento explicador das ações a serem desenvolvidas ao longo do processo de pesquisa”.
Toda pesquisa precisa de um “roteiro” o chamado projeto de pesquisa, para melhor organização do mesmo.
59
“Para que o pesquisador se sinta motivado a aprimorar o seu conhecimento, faz-se necessário que ele perceba a importância do mesmo. Fazer