Origem da Filosofia
Introdução
Neste trabalho iremos aprofundar um pouco mais o conhecimento da origem da filosofia, a palavra filosofia, o nascimento da filosofia, o que perguntavam os primeiros filósofos, o surgimento da filosofia e as condições históricas para o surgimento da filosofia.
A origem da filosofia
A palavra filosofia
A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de phila, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio.
Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras a invenção da palavra filosofia.
O nascimento da filosofia
O que perguntavam os primeiros filósofos
Os primeiros filósofos, como buscavam as suas respostas na natureza e também viam por meio desta as explicações sobre a origem, as transformações e a ordem de todas as coisas que ocorriam, se perguntavam como tais transformações poderiam ocorrer, buscavam entender qual era o início de todas as coisas. Para melhor compreensão, pense: “o que nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?”. A partir desse pensamento podemos comparar os questionamentos que faziam os primeiros filósofos.
Surgimento da filosofia
Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia por volta do século VI (ou VII) a.C. Por meio de longo processo histórico, surge promovendo a passagem do saber mítico ao pensamento racional, sem, entretanto, romper bruscamente como todos os conhecimentos do passado. Durante muito tempo, os primeiros filósofos gregos compartilhavam de diversas crenças míticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracterizaria a filosofia.
O que é filosofia
A filosofia é um modo de pensar, é uma postura diante do mundo. A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. Ela é, antes de tudo, uma prática de vida que procura pausar acontecimentos além de sua pura a aparência.
Assim ela