Química Relatório Fases Líq.
DEPATARMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
FASES CONDENSADAS – LÍQUIDOS
ELTON BERNARDO
JAQUELINE ROSA
LUCIA HELENA
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPATARMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
FASES CONDENSADAS – LÍQUIDOS
ELTON BERNARDO
JAQUELINE ROSA
LUCIA HELENA
RELATÓRIO REFERENTE Á AULA PRÁTICA: FASES CONDENSADAS - LÍQUIDOS, DA TURMA T02, 1º SEMESTRE DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA DISCIPLINA QUÍMICA GERAL 1 DA PROFESSORA BÁRBARA MOREIRA.
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2012
1. OBJETIVO
Verificar algumas propriedades que caracterizam a fase líquida;
Discutir o efeito que a variação da pressão exerce sobre a temperatura de ebulição de um líquido;
Estabelecer a relação entre propriedades de um líquido e as interações interpartículas do mesmo.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Líquidos, são substâncias que possuem volumes definidos, independente do tamanho e da forma do recipiente que os contém. As forças atrativas entre as partículas que as constituem não são forte o suficiente para impedir que as moléculas se movimentem próximas umas às outras. Podem ser formadas a partir: fundição de sólidos ou condensação de um gás.
Um líquido se parece com o sólido no que diz respeito à aproximação entre as suas partículas constituintes. Porém, simultaneamente se parece também com um gás, uma vez que suas partículas não se encontram regularmente ordenadas.
Os líquidos possuem propriedades que decorrem da interferência das forças entre as partículas que as compõem, são elas: viscosidade, tensão superficial, capilaridade, difusão, pressão de vapor e ponto de ebulição.
Viscosidade é a resistência de um líquido ao escoamento. Quanto maior a viscosidade, maior será a lentidão do escoamento deste líquido. A